sexta-feira, 28 de março de 2014

A arte contemporânea na comunidade.

 Quando pensamos a respeito de arte, normalmente só pensamos em como existiam esculturas perfeccionistas ou artes renascentistas ou impressionistas que eram lindas e belas, mas acabamos esquecendo a arte que ocorre no nosso século, sendo que essa mesma pode ter até causas sociais!
Obras e releituras feitas pelo Vik Muniz.
O artista que iremos retratar hoje não é um artista do século XVI, ou que criava esculturas magnificas como o Aleijadinho, na realidade, vamos falar de um artista contemporâneo que usa de meios "incomuns" para fazer suas artes, esse artista sendo o Vik Muniz.

Vik Muniz já tem seu nome em potencial a grande tempo, desde que sua obra apareceu na entrada da novela Passione, da globo. Alienação feelings. Depois disso, conseguimos ver diversos trabalhos dele que tentam se alterar do cotidiano, e ele acaba ganhando certo destaque, e o melhor de tudo, é um artista brasileiro!
Ele faz releituras de chocolate da Monaliza, usa um prato de macarrão para fazer uma obra, faz um auto-retrato com lantejoulas, e muito mais. Mas a arte, a obra em si, mais marcante e famosa dele foi um trabalho em uma comunidade.


O projeto dele foi ir até um centro de catadores de lixo e conviver com eles por um tempo, para aprender a história deles, o trabalho deles, e ver como poderia, diante daquela situação, melhorar a vida deles.
O resultado final do projeto foram incríveis obras de arte muito bem feitas. Ele tirava foto dos catadores em algumas situações, posições, e passava para a criação em grande escala com o material que eles coletavam, com o lixo que eles estavam coletando. Como da pra ver no trailer.
O filme é um documentário que vale a pena ver, retrata bastante a vida de catadores de lixo, e como que eles se alteram depois desse projeto criado pelo Vik.

Artistas contemporâneos se diferenciam muito dos artistas "antigos" pelo fato de existir um conceito muito maior em suas obras, uma interpretação ou um sentimento muito mais forte. Podemos dizer que a arte contemporânea é a arte de ver e se expressar de maneira mais abrangente possível, é a arte que melhor representa o tudo e o individual.
De qualquer forma, vejam o documentário, depois voltarei com mais novidades do mundo de artes.~

Nenhum comentário:

Postar um comentário